Notícias Fecomercio
30 de julho de 2018Intenção de consumo das famílias paulistanas registra quarta queda consecutiva em julho
A intenção de consumo das famílias paulistanas registrou, em julho, queda pelo quarto mês consecutivo. No mês, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 86,2 pontos, retração de 3,9% na comparação com junho. Esse comportamento deve impactar negativamente o varejo de modo geral nos próximos meses.
O indicador é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.
Em julho, todos os sete itens que compõem o ICF ficaram abaixo da pontuação de junho, fato que não ocorria desde maio de 2016, quando o País atravessava o auge da crise política com o processo de impeachment.
Houve redução no apetite por compras de bens que são, em grande parte, financiados/parcelados, e 69% dos paulistanos disseram ser um mau momento para compra de produtos como geladeira, fogão, TV etc. No curto prazo, a tendência é a mesma, pois a maioria dos entrevistados (54,1%) afirma consumir menos do que há um ano.
A retração na intenção de consumo ocorreu em ambas as faixas de renda analisadas pelo ICF: tanto no grupo com renda superior a dez salários mínimos quanto no grupo inferior a dez. Confira a matéria completa aqui.
