Notícias Fecomercio

1 de fevereiro de 2019

Crescente intenção de consumo das famílias deve beneficiar a venda de bens duráveis


Após quase quatro anos, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) fica acima dos 100 pontos e volta ao patamar de satisfação

A redução na inadimplência abriu espaço para novos consumos das famílias paulistanas em janeiro. Essa postura deve beneficiar a venda de bens duráveis, segundo estima a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido mensalmente pela Entidade, voltou a ficar na área de satisfação das condições econômica das famílias ao atingir 101 pontos, alta de 6,5% em relação a dezembro. A última vez que o ICF ficou acima dos 100 pontos foi em abril de 2015 (100,1 pontos). Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o índice atual está 5,4% maior.

Todos os itens avaliados pelo ICF registraram aumento da pontuação em relação a dezembro. O destaque do mês, em termos de pontos, ficou por conta do item Perspectiva de consumo, que cresceu 7,6%, ao passar para 108,6 pontos. Esse resultado – o maior desde abril de 2014 e 8,7 pontos porcentuais superior a janeiro do ano passado – indica que, no momento, 39,4% dos paulistanos acreditam que os gastos de suas famílias e da população em geral devem subir nos próximos meses.

Além da injeção do décimo terceiro salário na economia, o resultado do mês é um reflexo dos eventos de fim de ano, como Black Friday, compras de Natal, oportunidades de liquidações, melhora relativa no mercado de trabalho, inflação controlada e maior confiança de consumidores e dos empresários pós-eleição. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias