Notícias Fecomercio

26 de outubro de 2017

Custo de vida na região metropolitana de São Paulo sobe 0,36% em setembro


Segmento de transportes teve a maior alta do mês e compromete, em média, 21% do orçamento familiar

Os preços dos produtos e serviços na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) subiram 0,36% em setembro ante a variação de 0,39% registrada em agosto. Como esse desempenho, o indicador acumulou alta de 2,09% nos nove meses de 2017, o que é considerado um porcentual abaixo dos 5,39% apurados no mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador subiu 3,25%, sendo que em setembro de 2016, a alta era de 8,57%.

Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Entre os nove grupos analisados somente dois apontaram variação negativa de preços no período: alimentação e bebidas (-0,07%) e habitação (-0,59%). Ainda que a dispersão de queda entre os grupos tenha diminuído nos últimos três meses, vale ressaltar que as duas categorias somadas comprometem cerca de 40% do orçamento familiar.

O segmento de transportes apresentou a principal contribuição de alta para o medidor do custo de vida em setembro na Região Metropolitana de São Paulo, encerrando o mês com elevação de 1,6% e representatividade de pouco mais de 21% da ponderação do CVCS. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias