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28 de novembro de 2018

Delegar tarefas potencializa a eficiência dos negócios eficiência dos negócios


Gestor precisa conhecer as competências de sua equipe para que as atividades possam ser realizadas de maneira eficaz

Definir a estrutura de liderança de uma empresa é, sem dúvida, uma tarefa de grande importância, pois cada modelo contém procedimentos característicos, de modo que o empreendedor deve avaliar qual melhor se adapta ao seu negócio para uma gestão mais eficiente.

Uma das estruturas mais conhecidas é a de gestão vertical, em que a empresa é dividida em departamentos bem definidos e a hierarquia de cargos segue um organograma de subordinação. Nesse modelo, o subordinado deve seguir as orientações de seu superior.

Um método alternativo é o de gestão horizontal, no qual os funcionários formam grupos de trabalho, sendo que todos têm autonomia para tomar decisões dentro do escopo de seu agrupamento.

Também há o modelo de gestão compartilhada. Nesse caso, os gerentes são referências em temas de suas especialidades, contudo, não exercem poder. Com isso, as soluções são obtidas em conjunto pelo gerente e sua equipe, de modo que o papel do líder trata de inspirar e engajar o grupo de trabalho.

De todo modo, independentemente do modelo de gestão, o ato de delegar tarefas potencializa os resultados. A ação de delegar consiste basicamente em atribuir determinada responsabilidade a outra pessoa.

Por vezes, o gestor tem receio de delegar tarefas por temer que o trabalho não seja feito da forma como ele mesmo faria. Contudo, a centralização das atividades pode ser um grande problema, pois tende a gerar custos e a retardar resultados. Quando as tarefas são divididas e delegadas às pessoas com competência para realizá-las, os resultados podem ser melhores do que se tivessem sido feitas pelo líder. Por isso, uma das grandes habilidades de um gestor é a capacidade de delegar e interagir com a sua equipe. Confira a matéria completa aqui.

 

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