Notícias Fecomercio
23 de agosto de 2017Empreendedor precisa entender o ciclo de vida da empresa para conduzir os negócios
As companhias enfrentam desafios distintos ao longo dos anos conforme seus estágios de maturidade. O empreendedor precisa entender o ciclo de vida da empresa para conduzir os negócios. Uma boa gestão e planejamento permitem que a empresa sobreviva por muitos anos. Em situação oposta, uma má gestão, acompanhada de despreparo do empreendedor, pode conduzir o empreendimento à falência em pouco tempo. O maior exemplo de longevidade empresarial vem do Japão. Fundado em 718, o Hotel Hoshi Ryokan continua em operação, ou seja, são 1.299 anos de atividade. Atualmente, está sob o comando do 45º descendente do fundador.
Pode-se ressaltar que boa parte das empresas no Brasil é de origem familiar. Como esse tipo de empresa leva em conta laços emocionais, uma vez que os gestores são parentes, a administração enfrenta um desafio à parte, pois a tomada de uma decisão drástica costuma ser evitada ou postergada.
Para driblar isso, as empresas precisam buscar renovação. A sucessão na liderança dos negócios deve ser feita com base no merecimento, e não no favorecimento familiar. Um recurso interessante é a elaboração de um plano de sucessão, que pode ser feito com o auxílio de consultoria especializada.
Além disso, é importante buscar a profissionalização dos gestores, investindo em sistemas e treinamentos para que novas ideias possam surgir. Somente dessa forma será possível garantir a longevidade e evitar que o negócio se torne obsoleto. Veja os detalhes aqui.
