Notícias Fecomercio
18 de setembro de 2017Empreendedorismo e inovação no interior paulista, por Agliberto Chagas e Leandro Costa
As oportunidades e desafios para gerar negócios distantes dos grandes centros urbanos são temas abordados pelo empresário e professor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São José dos Campos, no interior de São Paulo, Agliberto Chagas e o coordenador do Centro de Empreendedorismo do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Leandro Costa, em entrevista ao UM BRASIL, plataforma que discute as questões nacionais sob olhar regional na série “Diálogos Regionais – Interior Paulista”.
“Para que o empreendedorismo aconteça, é preciso criar ambientes de confiança mútua entre os agentes e de cooperação”, explica Chagas. Para ele, existem regiões no Brasil e no mundo que passaram por uma reestruturação econômica e que se reergueram justamente usando o empreendedorismo como alavanca, com base na criação de um ambiente de confiança mútua.
Segundo os entrevistados, existem três tipos principais de empreendedor: aqueles que o fazem por necessidade, diante de uma situação econômica difícil; os herdeiros, que, da mesma forma, às vezes não se capacitam em razão das circunstâncias; e os empreendedores “normais”, que desenvolvem oportunidades por meio de preparo profissional e acadêmico.
Sobre empreendimentos que proliferam distantes de grandes centros urbanos, os entrevistados observam que há projetos de destaque. “A zona rural é o setor que mais cresce no Brasil, uma vez que no campo não houve descontinuidade tão grande de programas de incentivo”, classifica Chagas. “Já se faz planejamento de safra por geoprocessamento, tratamento de imagens de satélite. Acredito que hoje, no Brasil, é o setor que mais está sendo vitalizado com essa inteligência de tecnologia inovadora”. Assista a entrevista completa aqui.
