Notícias Fecomercio

29 de agosto de 2018

Intenção dos paulistanos de comprar algum produto com pagamento parcelado ou financiado cresce em agosto, aponta FecomercioSP


Se esse aumento for consistente, o varejo deve sentir efeitos positivos sobre as vendas nos próximos meses

A leve melhora no humor dos consumidores em agosto traz boas perspectivas para o comércio no segundo semestre. Entretanto, os resultados ainda podem ser influenciados por um momento de grande tensão nos mercados, que é o período eleitoral. Por esse motivo, o empresário precisa ter “os pés no chão” na hora de projetar vendas. Além disso, para os estabelecimentos que oferecem crédito direto aos consumidores, é recomendável ter parcerias com bancos e financeiras, especialistas em avaliar riscos, para evitar calotes.

O aviso da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) se faz necessário porque a parcela de paulistanos que declararam ter a intenção de comprar um produto com pagamento parcelado ou financiado subiu em agosto.

Agora, 20,8% dos entrevistados da Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), realizada mensalmente pela Entidade, pretendem fazer dívidas para adquirir algum produto. O Índice de Intenção de Financiamento cresceu pelo segundo mês consecutivo e atingiu 43,3 pontos em agosto – alta de 7,6% em relação a julho.

A intenção de financiamento tem correlação direta com a expectativa profissional, isto é, quem está mal-empregado ou desempregado não tem propensão elevada a se endividar. Se esse aumento da intenção de crédito for consistente, efeitos positivos devem ser sentidos pelo varejo, o que somente poderá ser observado ao longo dos próximos meses.

Em contrapartida, a segurança de crédito, ou seja, a parcela de consumidores com alguma reserva financeira, se deteriorou pelo terceiro mês consecutivo. O Índice Geral caiu 0,6% e chegou aos 77,5 pontos. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias