Notícias Fecomercio

26 de julho de 2018

Municípios brasileiros têm carência de sistemas de alerta de desastre


Somente 13,2% dos municípios têm esse mecanismo, que alerta população sobre possíveis situações de risco associadas às chuvas intensas, segundo diagnóstico do Ministério das Cidades

No Brasil, apenas 13,2% dos municípios têm sistemas de alerta para informar sobre possíveis situações de risco associadas às chuvas intensas. O dado alarmante faz parte do primeiro Diagnóstico de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, divulgado no fim de junho pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

Esse tipo de sistema serve para que as autoridades informem os moradores de determinada região, com antecedência, sobre prováveis perigos. Assim, a população e o Poder Público têm tempo hábil para tomar medidas antecipadas de prevenção e minimização de impactos.

Os dados da análise são referentes ao ano de 2015 e mostram ainda que aproximadamente 264 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas nas áreas urbanas em decorrência de eventos hidrológicos impactantes, como inundações. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias