Notícias Fecomercio
30 de janeiro de 2018Pesquisadora da Universidade Columbia analisa o papel dos bancos centrais na economia
As políticas adotadas pelos bancos centrais refletem diretamente na credibilidade dessas instituições, que têm papéis complexos na economia de um país. “É difícil manter a credibilidade no universo dos bancos centrais, assim como na vida em geral. É algo difícil de se conseguir e fácil de se perder”, diz a pesquisadora sênior e fellow da School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade Columbia, Patricia Mosser.
Em entrevista ao UM BRASIL, a diretora da Initiative on Central Banking and Financial Policy diz a Thais Heredia que, de forma geral, os bancos centrais concentram os esforços em estabilizar a inflação, de preferência sem gerar grandes flutuações, gastos e desemprego. “Isso nem sempre é possível, mas eles tentam”, alerta.
Para a especialista, o principal foco do Banco Central está em manter a inflação o mais estável possível. “A economia do Brasil tem vivido um período muito difícil, com uma inflação alta, um crescente índice de desemprego e uma queda da renda nacional”, detalha.
A entrevista integra a segunda edição da série que discute estratégias para o crescimento e o papel do Estado na economia, gravada em São Paulo, em dezembro de 2017. O encontro é resultado de uma parceria da plataforma UM BRASIL com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, braço da Universidade Columbia, de Nova York. Assista a entrevista completa aqui.
