Notícias Fecomercio

1 de outubro de 2018

Sistema educacional precisa preparar os jovens para as profissões do futuro, diz Charles Fadel


Professor de Harvard comenta que ensino ainda está preso a modelo criado após a Revolução Industrial

O avanço tecnológico cria e destrói profissões. Com isso, os jovens deveriam ser preparados pelo sistema educacional para as oportunidades do futuro, e não para a oferta atual de empregos. Essa é a avaliação do professor da Escola de Educação de Harvard e fundador do Center For Curriculum Redesign, Charles Fadel.

Em entrevista ao UM BRASIL, em parceria com a Somos Educação, Fadel salienta que as mudanças tecnológicas estão acontecendo em uma velocidade nunca vista. Contudo, as escolas ainda seguem o modelo criado após a Revolução Industrial.

“O que é ensinado é parcialmente relevante. Deveríamos ensinar finanças pessoais, empreendedorismo”, afirma o professor, que também é presidente do Comitê de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “O empreendedorismo é, de fato, a profissão do futuro. Precisamos nos guiar pelas oportunidades, e não pela oferta de empregos de hoje, pois não sabemos onde eles estarão no futuro”, completa.

Fadel ressalta que a inteligência artificial caminha para assumir atividades que requerem desde pouco a, até mesmo, elevado nível técnico, como a condução de um caminhão e o diagnóstico de câncer, respectivamente. Dessa forma, algumas tecnologias com as quais temos contato hoje já podem ser vistas como transitórias, como a substituição do motorista de aplicativo por carros autônomos. Assista à entrevista completa aqui.

 

Voltar para Notícias