Notícias Fecomercio
24 de janeiro de 2019Intenção do empresário em investir e contratar mantém ritmo de crescimento
A retomada da confiança de empresários e consumidores no começo de 2019 pode, no curto prazo, ter efeitos práticos reais sobre o desempenho da economia, como aumento dos investimentos em novas lojas e em contratações ao longo do ano.
O interesse no desenvolvimento dos negócios foi registrado pelo Índice de Expansão do Comércio (IEC), calculado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O indicador cresceu 1,1% e atingiu 108,8 pontos em janeiro, na comparação com o mês anterior. Em relação ao primeiro mês de 2018, o indicador – que vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios – subiu 9,2%.
De forma geral, a propensão a investir nas empresas da região metropolitana de São Paulo subiu 0,6% e atingiu 87,1 pontos. A intenção de empregar teve elevação de 1,4% na margem em janeiro e registrou 130,5 pontos. A tendência de elevação das propensões a investir e empregar começou em junho do ano passado, ainda que entre agosto e outubro tenha havido queda. A retomada veio somente em novembro. Confira a matéria completa aqui.
